Dermatologia
Cirúrgica

Xantelasmas

Os xantelasmas são pequenos depósitos de gordura sob a superfície da pele. São indolores e normalmente aparecem na pele das pálpebras, próximo ao nariz, nas articulações, tendões, joelhos, mãos e pés. Estes distúrbios cutâneos são mais comuns entre adultos mais idosos e pessoas que tenham um nível elevado de lipídios no sangue, isto é, gordura.

E, se torna um importante indicativo dos níveis elevados de colesterol e triglicérides. Além de ser um alerta sobre o excesso de gordura, não existem maiores implicações no aparecimento de xantelasma, o incômodo maior é relacionado à estética. As lesões amareladas não desaparecem com a redução dos níveis de colesterol. Sendo necessária a realização de procedimentos médicos.
A remoção das lesões pode ser realizada com aplicação de substâncias cáusticas, para a cauterização química, tratamento a laser, ou retirada cirúrgica com fechamento por sutura (pontos). A escolha do método será de acordo com a cor da pele, o tempo de existência e a localização da lesão.

Veja também:

+ Dermatologia Estética + Dermatologia Clínica

2016 © Todos os direitos reservados.