O QUE É?
A fotossensibilidade é uma reação incomum extrema da pele quando exposta à luz do Sol ou fontes luminosas artificiais, induzidas por substâncias químicas. Aas reações podem se instalar em menos de 30 minutos até dias, e podem deixar marcas e lesões nas áreas expostas aos raios solares ou em locais mais distantes, nesse caso, dificultando o diagnóstico.
TIPOS DE REAÇÃO
Fototóxica
Resulta da liberação de energia por agentes fotossensibilizantes e pode provocar danos a longo prazo na pele. Mais comum, pode ser observada minutos ou horas após o contato com o agente agressor associado aos raios solares (como exemplo temos as reações causadas pelo sumo do limão e sol). As reações são locais, ou seja, apenas na parte que foi exposta ao agente fotossensibilizante. Não há envolvimento imunológico nesse caso, e pode ocorrer com qualquer indivíduo.
Fotoalérgica
Mais rara, ocorre quando uma substância química induzida pelos raios UV alteram moléculas da pele, transformando-as em novas substâncias. Isso provoca uma resposta do corpo, que ataca essas novas moléculas (diferentes) formadas. Demora mais tempo para poder ser observada pois precisa de um contato prévio com a substância para que ocorra essa sensibilização. As reações costumam aparecer entre um e três dias após o contato e não se limitam ao local atingido, podendo se espalhar para o resto do corpo.
SINTOMAS
Prurido (coceira), machucados, vermelhidão e pequenas bolhas também podem surgir.
TRATAMENTO E PREVENÇÃO
A abordagem mais eficiente é a fotoproteção: usar roupas adequadas para se proteger do Sol e sempre aplicar filtro solar antes de sair ao ar livre. Medicamentos por via oral e tópicos são utilizados, devendo ser indicados pelo médico.
No caso de doenças mais graves relacionadas à fotossensibilidade, como lúpus eritematoso sistêmico por exemplo, o tratamento é mais específico e feito com medicamentos.
Evitar contato com substâncias fotossensibilizantes, como algumas plantas, perfumes e outros cosméticos, antibióticos, associados à exposição solar.